sexta-feira, 6 de maio de 2016

Homenagem de Professor Emérito à Profa Dra Rosalda Cruz Nogueira Paim, na 77ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) – ABEn 90 anos e a Construção Histórica e Política da Enfermagem

Onde: 
Universidade Federal Fluminense
Rua Dr. Celestino, nº 74Auditório Rosalda Paim, localizado na Escola de Enfermagem
Centro
Niterói - RJ
Quando: 
ter, 17/05/2016 - 10:30
Descrição: 
A direção da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) e o Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiatria (MEP) convidam para a cerimônia de Professor Emérito à Professora Dra Rosalda Cruz Nogueira Paim (in memoriam).
Descrição:
Para a Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense o título de professora emérita outorgada à professora Dra Rosalda Paim, tem um significado muito especial, considerando a trajetória notável desta ilustre professora.
 
Rosalda Paim nasceu em Vila Velha, no estado do Espírito Santo, em 26 de agosto de 1928, filha de Valeriano Rodrigues da Cruz e Lindaura Evangelista da Cruz. Faleceu em 02 de junho de 2015, na cidade do Rio de Janeiro.
 
Rosalda Paim, mulher dedicada à família, humana, sensível, espirituosa e generosa, mostrou-se sempre firme em suas convicções e posições.
 
Profa Dra Rosalda Cruz Nogueira Paim graduou-se em Enfermagem pela Escola de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro, atualmente denominada Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC/UFF) (1947-1950). Concluiu o Curso de Bacharel em Pedagogia (1953-1956) e licenciou-se no mesmo curso pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1957.
 
Especializou-se nas áreas de pediatria, administração hospitalar e saúde pública. Realizou Mestrado em Educação na Faculdade de Educação da UFF e doutorou-se em 1975 em Enfermagem Materno-infantil, defendendo tese de livre docência pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
 
Nossa homenageada, desde 1958 dedicou-se a ensinar. Em 1967, foi contratada como auxiliar de ensino na cadeira de Fundamentos de Enfermagem da Escola de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro atual Enfermagem Aurora de Afonso Costa.
 
A Professora Dra Rosalda Paim, identificava a si mesma como enfermeira e tinha uma visão abrangente da saúde, característica que permeia tanto as articulações interdisciplinares de seus projetos e ações, quanto sua atitude transdisciplinar do cuidado, da sociedade e da vida.
 
Foi professora titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiatria da EEAAC da UFF, onde foi chefe de departamento (1990-1992).
 
No ensino, desenvolveu atividades em várias disciplinas de graduação e pós-graduação Lato sensu e Stricto sensu, destacando-se a área materno-infantil, de saúde pública e de metodologia da pesquisa.
 
Grande atuante nas atividades institucionais da UFF, destacando-se o Conselho Universitário (1973) representando o Centro de Ciências Médicas. Também realizou vários projetos de pesquisa e extensão.
 
Na pesquisa, elaborou, em 1974, a Teoria Sistêmica Ecológica Cibernética de Enfermagem, no bojo de Tese de Livre-Docência, também publicada nos livros, de sua autoria, “Metodologia Científica de Enfermagem” e em “Um Paradigma para a Enfermagem”. Entre outros trabalhos publicados, consta o livro “Problemas de Enfermagem e Terapia Centrada nas Necessidades do Paciente” e “Sistemismo Ecológico Cibernético”.
 
O conjunto da sua obra constitui um avanço para a saúde e para a enfermagem quando trata do sistemismo, da ecologia e da cibernética, denominados atualmente de cuidado essencial, ecológico e complexo.
 
Foi marcante sua atuação na extensão universitária. Destaca-se: O Programa Integrado de Saúde Materno-Infantil – PISMI - a Sala 149 (HUAP) - desenvolvido por equipe de saúde multidisciplinar; PIDAS: Programa Docente Assistencial na área da Saúde com o propósito de capacitar pessoal das diversas áreas de Saúde para atuarem nos serviços em níveis de atenção (primário, secundário e terciário); Programa Integrado de Saúde Materno-Infantil - criação do Núcleo de Atenção Primária e Educação e Saúde (NAPES) na Universidade Federal Fluminense e a Fundação da Creche, que hoje traz seu nome, localizada no centro da cidade de Niterói-RJ, atendendo às comunidades dos Morros do Arroz e da Chácara.
 
Suas atividades de extensão sempre estiveram imbricadas com o ensino e a pesquisa, de modo que Rosalda Paim teve um papel de destaque, na formação do enfermeiro e profissionais de saúde, na mudança de paradigma na atenção em saúde e, no processo de modernização da enfermagem brasileira.
 
Foi instrutora, Auxiliar de Ensino, Professor Assistente, Adjunto e Titular da UFF de 1950 a 1997, com interrupção para exercer o mandato de Deputada Estadual pelo Rio de janeiro. 
 
Nossa homenageada teve expressão política significativa como a primeira parlamentar enfermeira do Brasil, exerceu o mandato no período de 1983 a 1987, tendo elaborado mais de vinte leis de interesse social. Além de enfermeira, pedagoga, pesquisadora, deputada, ela foi uma personalidade visionária, militante política, defensora da saúde pública e dos cuidados de enfermagem nos diferentes ciclos da vida.
 
Onde estiver, Deus a abençoe, querida Professora, Amiga, Mestre maior de todos nós.
 
À nossa querida homenageada, todos os louros e todas as palmas.
 
Fonte: (Teixeira ER, Daher DV, Santana RF, Fonseca TC. Rosalda Paim: a nurse beyond her time. Online braz j nurs [periodic online]. 2012 Aug [cited 2012 sep 03]; 11(2): 408- 17. Available from:http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3967
 
Saiba mais: Visite a página www.rosaldapaim.uff.br
UFF
Postado por: Ygor I. Mendes

quarta-feira, 4 de maio de 2016



Postado por: Ygor  Iavdosciac